sexta-feira, junho 16

Pequeno esboço

1- Evolução dos discursos sobre a prática do design gráfico ao longo de anos– começaram por estar colados ao discurso dominante das belas artes, para progressivamente promover uma autonomia. Actualmente existe esta autonomia? Existem discursos autónomos sobre o design de comunicação?

2- Efemérides a promover/ desenvolver a disciplina: as efemérides exteriores à disciplina e os acontecimentos históricos nacionais que precisavam de profissionais e permitiam a estes artistas a possibilidade de se evidenciarem. Algumas destas, representavam a disciplina, tentando o debate disciplinar, e outras, dando presença pela prática.

3- Estabelecer pontos de análise entre a história ideológica e o estudo do design. Até que ponto, para ser documentado, o design tem que estar associado a uma ideologia política, e estar a par da actualidade política e cultural, de outro modo não fica documentado e não temos forma de o analisar. As formas mais directas e facilmente encontradas na pesquisa que efectuamos estão associadas à história. O que resiste à história? Actualmente passa-se o mesmo. Até que ponto temos que estar associados a actividades culturais para nos evidenciarmos?

4- Vamos questionar como actualmente é promovida a ideia de missão nacional, que anteriormente era desenvolvida pelo SNI. Quais são as actividades que agora fazem o papel da identidade de propaganda nacional? Apesar de não haver um organismo estatal, que substitutos lhe seguiram?

5- SNI: um instrumento de governo. Até que ponto as ditaduras percebiam o poder manipulador da comunicação para instrumentalizarem formas de pensamento e formas de acreditar a cultura e a identidade nacionais. Implementação da política de espírito através de iniciativas culturais, publicações impressas, representações do país ao nível internacional e consequente difusão mediática desses factos de um ponto de vista jornalístico e documental, por forma a credibilizá-los como notícias de um país, isto é, estado do país...
O estado novo como mecenas do Modernismo.

6- IDENTIDADE. O que queremos ser? o que nos liga como comunidade (nacional). Viver de imagens, mitos e sugestões. Como relacionar identidade sociológica/ psicológica com identidade gráfica= estéticas, estilos, técnicas.