domingo, junho 18

Carta de intenções

Não pretendemos uma tese que seja legitimadora. Não queremos defender ou promover nenhuma prática, mas tentar reflectir o design num contexto nacional, ou melhor dizendo local, uma vez que este sempre esteve preso a pequenos nichos. É nossa intenção fazer a ligação entre uma tese teórica e uma tese visual, que complemente, na prática, as nossas reflexões.

O que propomos analisar nesta dissertação não é tarefa fácil. Por isso mesmo, o que analisamos, ou simplesmente citamos, não é científico nem o pretende ser. Pretendemos acima de tudo reflectir sob o panorama do design que é português, neste sentido, que nos pertence enquanto identidade de um país ou de um conjunto de pessoas. Que imagem/imagens temos de nós próprios e que imagens produzimos? Ao longo do princípio de séc. XX, e até recentemente, que períodos da nossa história nos permitem reflectir sobre o que somos e o que produzimos?

Parte do que somos advém do que fomos, por isso, e de forma resumida, sem pretender uma abordagem muito exaustiva, esboçamos alguns momentos da nossa história que nos formaram enquanto património visual.