quarta-feira, julho 18

Isto não é nada disto!

Este blogue começou pela necessidade de actualização, rápida e mais ou menos constante, das nossas informações de dissertação final de curso. O nome deste blogue começou por ser uma brincadeira com a ideia de tese de licenciatura, que nunca chegaria a ser pensada como tal... Sempre ouvimos histórias da caça à tese plagiada na internet, por isso pareceu-nos divertido não enganar ninguém – o título esclarecia todas as dúvidas. Não haveria aqui material sério feito por especialistas numa qualquer universidade de referência. Esta seria uma forma prática para escrever, alterar informação, e assim, manter o contacto com os professores orientadores. Mais do que isso, este meio serviria o compromisso pessoal para que a tese fosse possível, numa altura que já estava em apuros.



Antes disto havia este cartaz feito há dois anos atrás (agora três anos atrás), propositadamente para a exposição de finalistas, a primeira, da ESAD de Caldas da Rainha. A exposição era representativa de todos os cursos da escola, do design gráfico e multimédia, às artes plásticas, o design industrial e cerâmico. Nessa altura, não eramos finalistas. Mas para ocupar algum espaço ainda sem destino, a mostra estendeu-se às turmas de quarto ano – uma contribuição – porque os alunos finalistas interessados e respectivos trabalhos eram poucos, visto que a maioria preocupava-se mais em arranjar emprego e desertar dali para fora.
O cartaz a expor (--->) deveria ser representativo da identidade gráfica individual de cada aluno/a. Perante um briefing deste género, foi inevitável perguntar: será que identidade gráfica neste pedido estará, com pudor, como sinónimo de estilo/corrente formal, aplicável como uma fórmula a qualquer trabalho independentemente do seu conteúdo, objectivo e contexto?...que o aluno designer tenderá a adoptar em projectos futuros?.. ou é o que se poderá esperar de cada designer/autor, um comprovativo ao mesmo tempo, que um compromisso?!.. auto-promoção?... como se transpõe para o ambiente de exposição um projecto de design gráfico, concebido para um tempo e lugar específicos distintos do que se apresenta?... e se o projecto a expor não existir para outro contexto que não o da exposição de finalistas, isto é, tratava-se de uma encomenda para a exposição.?...ou se calhar só tinhamos de fazer um logótipo e o estacionário para a nossa futura empresa..?!!! :-8#!"*
Porque depois de uma ano de trabalho de projectos conjuntos, qualquer que fosse a interpretação de identidade gráfica, e a sua configuração visual, ela seria partilhada e colaborativa. Com esta resposta quissemos provocar as noções de personalidade associadas normalmente a um tipo de design meramente ilustrativo.
O nome deste blogue é também uma referência a esse cartaz.

1 Comments:

Blogger Renato Izidoro said...

Gostei muito de encontrar seu blog tanto pelo seu conteúdo quanto pelo fato de eu também ter produzido um blog vinculado aos problemas - não o problema de pesquisa - de minha dissertação que defendi em início de abril.
Decidi criar o tal blog por causa de reflexões excedentes que não cabiam no strito sensu do trabalho. Inicialmente edito meus textos em forma de diálogo com autores que estudei e fichei. No momento estou publicando reflexões fruto de reminiscência e resquícios do trabalho.O link do blog: http://sujeitosubversao.blogspot.com/

Abraços e bom trabalho,
Renato Izidoro

2/8/07 9:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home