terça-feira, setembro 25

Ser intemporal


Programa do Cinema Império, em Lisboa, 1970.

É frequente ouvir designers que dizem ter por objectivo concretizar objectos intemporais. Fazer design resistente ao tempo, que vá para além de uma época, que seja sempre actual, que não tenha referências. Desconfio. O design não é imune ao tempo. O que dizem ser a desvantagem é uma vantagem. É resultado de um conjunto de factores que o formam, que lhe dão sentido. É importante que o design consiga ser significativo no seu período, mesmo que se esgote facilmente ou seja de consumo rápido. Este é um risco que se corre.
Estar preso a uma época não é necessitariamente o mesmo que, por exemplo, partir do princípio que os cartazes dos anos 70 seriam todos iguais. Dentro dos acontecimentos históricos desta época, o design gráfico em Portugal, foi palco de muitas formas de expressão, todas elas diferentes e ricas. Por isso mesmo, também é arriscado tentar acriticamente, ressuscitar estilos e épocas. Penso que não há design intemporal, a história faz com que muitos resistam à passagem do tempo, mas também esquece...